sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cabo Frio na época

Na década de 60, o sal era a atividade produtora mais notável da região. O parque salineiro de Araruama dominou a produção econômica regional, cujos reflexos urbanos foram a instalação do aparelhado Hospital Santa Izabel e a atração da iniciativa privada para exploração do sistema de energia elétrica na cidade.Com a chegada da ferrovia Niterói-Cabo Frio, as melhorias no porto do Arraial do Cabo e a inauguração da rodovia Amaral Peixoto houve um aumento significativo na produção de sal, principalmente por ter facilitado o transporte até a Capital da República e outras cidades. O auge desse crescimento ocorreu na década de 60 com as usinas de beneficiamento de sal em Cabo Frio e a construção da Companhia Nacional de Álcalis, em Arraial do Cabo.
                                            
                                         

Trabalhadores foram atraídos para a região devido a crescente industrialização e deram origem ao bairro São Cristóvão.Com o turismo, atividade que começa a despontar em Cabo Frio por suas belíssimas praias.

As matas e capões dos areais fornecem excelente carvão de madeira. A restinga adapta-se favoravelmente à agricultura, cuja produção principal é incipiente ainda, atendendo apenas ao consumo local; assim a pecuária, devido a sua essência, presta-se magnificamente a produtos bons e resistentes. Quanto ao campo mineral existem produtos naturais de grande valor econômico como os calcários, o sal entre outros. Constata-se abundância de areia própria para ser empregada no fabrico de porcelana e vidros finos, destacando-se a monazita, de ocorrência comum na região.

                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário